AS POSTAGENS DESTE BLOG ESTÃO SENDO ATUALIZADAS NO URBANASCIDADES. CLIQUE NO LINK.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Miguel Claro

A astrofotografia de Miguel Claro
Miguel Claro, nascido em Novembro de 1977 e natural de Famalicão, cedo veio para Lisboa. Desde de sempre que se interessou pelo trabalho desenvolvido na NASA, no que diz respeito à exploração espacial em geral. O universo esteve sempre presente no seu imaginário, mas o gosto pela astronomia não se mostrou de logo evidente. Os primeiros sintomas de que estava prestes a nascer uma nova paixão só se revelaram, quando ainda em pequeno teve a oportunidade de observar Marte pela primeira vez, através de uma teleobjectiva transformada. Embora ainda tivesse uma dúzia de anos nessa altura, o vírus da astronomia contaminou-o para todo o sempre...
Ao longo dos últimos anos, tem participado e promovido sessões de observação e palestras públicas, em diversas escolas e fóruns.
No campo da Astrofotografia, várias imagens da autoria de Miguel Claro têm sido publicadas ao longo dos anos em diversas revistas de astronomia internacionais, tão prestigiadas como é o caso da revista best-Selling americana: Astronomy magazine, Sky and Telescope, das revistas francesas, Ciel et Espace e Astronomie magazine, assim como das revistas britânicas: Astronomy Now, BBC-Sky at Night e Practical Astronomer, e da espanhola: Astronomía.
"Um dos meus grandes objectivos na área da astronomia e fotografia, é o de inspirar e encorajar as diversas pessoas que pelo mundo fora partilham de uma forte paixão pela astronomia, mesmo que inconsciente, mas que de algum modo se retraem ao acreditarem que esta, é uma ciência e arte que estará ao alcance de muito poucos, tanto pelo investimento pessoal implícito, como pelo aparentemente elevado investimento financeiro. Tento assim provar-lhes através dos meus resultados e utilizando equipamento relativamente simples, ao alcance da generalidade das pessoas, que o Universo é sem dúvida uma janela aberta pronta a receber qualquer um que partilhe a vontade de aprender, a paixão, uma simples curiosidade, ou o desejo voraz de fotografar e contemplar o recheio do infinito...
Para eles....faço das minhas imagens, as minhas palavras.... porque uma só imagem, poderá valer mais.. que mil palavras."
fonte: site de Miguel Claro.
“Por volta dos 12 anos tive a oportunidade de observar Marte pela primeira vez, através de uma teleobjectiva adaptada e transformada num pequeno telescópio”, confessa Miguel Claro. “Talvez tenha sido esse o momento marcante que fez nascer uma grande paixão pela astronomia e, mais tarde, pela astrofotografia”, declarou Miguel Claro para o Obvius.


Equipamento
Em 1998 comprei o meu primeiro refractor de 60mm, que passado pouco tempo foi trocado por um reflector de 114/900mm. Neste último tive duas montagens equatoriais, uma delas por sinal bastante robusta. Posteriormente adquiri um ETX 70 AT e presentemente trabalho com o ETX 90 ec, equipado com Autostar e tripé, uns binóculos Helios 10x50 wide angle 7º, uns binóculos Gigantes Helios Quantum 3 - 20X80, uma ocular Plössl de 10mm e uma de 30mm, uma Meade 26mm Super Plössl série 4000 e Um Barlow 2X Celestron ( Não Apocromático ). O Sol também é um alvo de grande interesse e por isso não podia deixar de usar um filtro Baader.
Astrofotografia e Alvos de Interesse
Para a Astrofotografia utilizo um telescópio de D=90mm F=1250mm F/D= 13.8, assim como uma web cam Philips Toucam Pro usada exclusivamente para as imagens de planetas, Lua e Sol em grandes planos / mosaicos, ou para a Estação Espacial "ISS". Comecei por utilizar uma máquina digital HP Photosmart 850 de 4 Megapixels., para a fotografia afocal, tendo posteriormente adquirido uma Canon Powershot A550.
Presentemente, utilizo uma Canon 50D e uma Canon 400D Reflex Digital de 15 e 10 MP. Para a captura das imagens no exterior utilizo um Compaq presario1200 com um processador AMD Athlon de 1G. Para o processamento utilizo um Pentium IV Dual-Core de 2G de Ram e um TFT de 19" wide. Os Softwares mais utilizados para o processamento e aquisição das imagens, são o Qcfocus, Maxim DL, Registax IV, Photoshop CS3 e LightRoom.
Embora tenha vários alvos de interesse como, a lua, os planetas ou mesmo o Sol. Com o tempo acabei por me especializar nas imagens de "paisagens astronómicas". No entanto, um dos meus objectivos de futuro será a astrofotografia de Céu Profundo. Sou também um seguidor atento da ( ISS ) International Space Station, tentando sempre que posso acompanhar as suas passagens nos céus portugueses. Não deixe de passar pela minha página da ISS , onde poderá ver várias imagens da Estação Espacial feitas com o ETX90ec, e descobrir ainda como seguir a ISS, com o seu telescópio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário